Eunápolis comemora dia nacional de combate ao Aedes com ações de limpeza e orientação no bairro Motor

SAÚDE

14 de dezembro de 2018

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, marcado pelo dia 15/12, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 14/12, uma ação de combate e prevenção à proliferação do mosquito aedes aegypti no bairro Motor. Com equipes de endemias trabalhando no bairro desde o início da semana, foram realizadas visitas nas residências, orientação, panfletagem, e recolhimento dos lixos e entulhos de todo o bairro pela equipe de Serviços Públicos.

Além da ação no bairro Motor, as equipes de endemias realizarão também na próxima semana, na terça e quarta-feira (18 e 19/12) uma blitz educativa com montagem de stand no Centro da cidade para orientação da população quanto aos cuidados necessários nesta época do ano, onde as altas temperaturas e as chuvas constantes dominam o clima, favorecendo a proliferação do mosquito.

“Sabemos que a melhor forma de derrotar o mosquito é com a união governo e população. Por isso, neste período de novembro a maio, considerado período de maior proliferação do mosquito, precisamos unir forças e nos preocuparmos com nossos quintais, calhas, orientar os vizinhos, amigos, cuidar do nosso ambiente de trabalho, enfim, espalharmos a necessidade de cada um fazer sua parte para evitarmos o acúmulo de água parada e a proliferação do mosquito, só assim venceremos mais um verão sem altos índices”, conclamou o prefeito Robério Oliveira.

A dengue, zika e chikungunya são transmitidas através da picada do mosquito Aedes aegypti, que deposita seus ovos em reservatórios de água limpa e parada, como pratos de vasos de planta, garrafas e pneus velhos. Com as chuvas e as altas temperaturas do verão, o mosquito encontra seu habitat perfeito para reprodução.