Educação regulariza transporte com alunos em escolas mais próximas

EDUCAÇÃO

27 de fevereiro de 2018

Ações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte estão em andamento visando equacionar desencontros pontuais envolvendo o transporte escolar nos primeiros dias de aula. “Estamos atentos à questão, trabalhando para sanar os problemas nos próximos dias, para cumprirmos as normas em benefício dos nossos alunos da rede municipal”, justifica o prefeito Flávio Baiôco.

A atualização do roteiro do transporte escolar, que é feita todo ano, é uma das ações. Contratempos levaram à diminuição do número de ônibus no período de volta às aulas. A situação se justificou pelo atraso da licitação do serviço de transporte, o que obrigou o Município a realizar um contrato emergencial para atendimento da demanda nos primeiros dias de aula, situação que deverá ser normalizada nos próximos dias.

Enquanto cuida dessa regularização, cumprindo o que dispõem Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente, o município de Eunápolis vem promovendo o acesso à escola pública mais próxima à residência do aluno. “Com isto, alguns alunos que frequentavam escolas muito distantes terão seu acesso facilitado”, explica a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Maureen Lacerda.

O problema, conforme a Secretaria constatou, era pontual: o aluno morava no bairro A, onde havia uma escola nas proximidades de sua casa; antes do início do ano letivo a família mudou seu endereço para o bairro B, sem transferir a matrícula para escola que fica nas proximidades do novo endereço, surgindo dessa forma a confusão, o que é contornável.

O transporte em regime emergencial vem funcionando a contento, sendo monitorado de perto pelo setor de Transportes da Secretaria, por representantes dos Conselhos, vereadores e demais interessados, sujeito a ajustes semanais ou diários que se fizerem necessários.