Profissionais da Saúde recebem capacitação ao tratamento do Diabetes

Missing image

Com o propósito de sensibilizar, informar e educar profissionais de saúde sobre gestão e diretrizes existentes no Ministério da Saúde para atenção ao portador de Diabetes, a Secretaria de Saúde de Eunápolis realizou nos dias 18 e 19 de abril na Câmara de Vereadores de Eunápolis uma Capacitação ao tratamento do Diabetes.

O projeto faz parte de um programa da Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) em parceria com o Ministério da Saúde e visa capacitar profissionais de saúde, identificar grupos de risco e melhorar o seu seguimento e adesão ao tratamento.

A qualificação contou com a presença de uma profissional da FENAD que veio de São Paulo para avaliar o evento e certificar sua qualidade junto ao órgão. Além da representante da FENAD, a capacitação contou com a presença de profissionais das Equipes de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Dividido em três níveis de treinamento, o projeto já cumpriu a primeira etapa onde foi realizado um treinamento direto para equipe do município constituindo o Núcleo de Diabetes. Foram capacitados 14 profissionais de saúde de nível superior, dentre eles, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogo, nutricionista, fisioterapeuta e médica.
Na capacitação realizada esta semana, foi desenvolvida a segunda etapa do projeto que visou capacitar os profissionais de nível superior da Estratégia de Saúde da Família para posterior atualização e capacitação de agentes comunitários de Saúde sobre prevenção e cuidados com a diabetes.

Segundo a coordenação do evento, a FENAD entregou um material educativo que será distribuído entre as Unidades Básicas de Saúde que receberão, cada uma, um álbum seriado sobre diabetes para as atividades educativas e um mini álbum seriado para o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.