Cidade presta homenagem à mulher eunapolitana

Missing image
Mulheres anônimas foram homenageadas

Na noite da última quinta-feira (07/03), véspera do Dia Internacional da Mulher,   a cidade de Enápolis homenageou inúmeras eunapolitanas, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Eunápolis, iniciativa da Vice-Prefeita Maria Menezes e da Secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri.

Com o tema ‘Mulher: + Direitos e Poder’, a noite que contou com todo o glamour que as mulheres merecem, homenageou algumas mulheres eunapolitanas, a exemplo de Irmã Teresinha, Ercy Padilha, Elisabeth Checon, Dione Guerrieri, entre outras grandes mulheres que muito fizeram por esta cidade em todos os setores. Além das homenagens, as presentes poderam entender mais sobre a história deste importante dia e as conquistas das mulheres até os dias de hoje com a palestra da pedagoga Alana da Hora.

Para que todas as mulheres presentes se sentissem homenageadas, as esposas dos secretários municipais de Eunápolis levaram lembranças que foram sorteadas ao fim da solenidade. “Acima da beleza e do encantamento deste dia, o mais marcante é seu propósito. É um dia que marca a luta da mulher por direitos e igualdade. Muito foi conquistado, mas muito ainda precisa ser considerado”, contou Ciça Guerrieri.

Uma das homenageadas da noite foi a gari Nilza Santos que escolhida por ter enfrentado suas lutas sem perder a alegria de viver, não conquistou apenas os seus colegas de serviço, mas todos os presentes com sua simpatia contagiante. “Fomos feitas para amar e ser feliz. Estas são as coisas mais importantes da vida, com elas conquistamos o mundo se for de nossa vontade”, ensina Nilza.

A vice-prefeita Maria Menezes, exemplo de luta pelos direitos da mulher, discursou emocionada. “Escolhemos este tema porque acreditamos que quando alcançarmos todos os nossos direitos, ninguém nos segura. Somos detentoras do poder e podemos ser o que quisermos”, conclamou a vice-prefeita.

Ações na Praça do Pequi

Atividades lúdicas e serviços na Praça do Pequi

A Prefeitura Municipal de Eunápolis, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Políticas Públicas e Gabinete da Vice-Prefeita, realizou por durante todo o dia de sexta-feira, (08/03), dia Estadual e Internacional da Mulher, uma série de atividades voltadas para a proteção e o reconhecimento dos direitos da mulher neste município.

As ações foram realizadas por diversos parceiros como a própria Prefeitura, Câmara Municipal de Vereadores, OAB, SEST/SENAT, SAE/CTA, APAE, CDL, SEBRAE, Sindicato dos Produtores Rurais de Eunápolis, Departamento de Cultura, Vigilância Sanitária e ainda contou com patrocinadores, a exemplo da Bella Fêmea, SignSul, Imagem Brasil, Ana Pessin, Tonho Salgados, Supermercado Rondelli, Ricardo Costa Festas, Norma Cabeleireira, Eunápolis Importados  e de vários outros.

Ainda bem cedo, apresentações de grupos musicais, danças, teatro, poesia, inclusive com a distribuição de pipoca, cachorro-quente, picolé e água mineral, as mulheres que se concentraram na Praça Paulo VI, no Bairro Pequí, vindas inclusive da zona rural, participaram de sorteios de prêmios que foram realizados com as mulheres que ali se encontravam e foram agraciadas ainda com palestras alertando sobre HIV, inclusive com testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações sobre o pré-natal.

Já a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Eunápolis, esteve presente orientando as mulheres de como se utilizar melhor dos seus direitos.

A Secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri, sempre acompanhada pela Vice-Prefeita Maria Menezes, esteve presente em todos os Stands do evento, abraçando a todas as mulheres e levando a mensagem carinhosa do prefeito Neto Guerrieri, que deu todo o suporte, ao lado dos parceiros, para que o conjunto de ações realmente acontecesse.

Veja imagens dos dois dias de homenagens: