Lançamento do ProJovem emociona publico do auditório do IFBA

Missing image
Ciça Guerrieri discursa sobre a importância do programa

A Assistência Social da Prefeitura de Eunápolis realizou um emocionante lançamento na tarde da última quinta-feira, 28/02. Cerca de 600 pessoas, jovens beneficiários e seus familiares, lotaram o auditório do IFBA (antigo Cefet), onde tiveram a oportunidade de fazer parte do lançamento da edição de 2013 do ProJovem Adolescente, um programa do Governo Federal que em parceria com o município de Eunápolis, vem transformando a vida de muitas famílias.

Apresentação musical

Segundo a Secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri, o ProJovem de Eunápolis germinou e deu grandes frutos. “Em 2013 o programa viverá novos desafios com a descentralização, porém acreditamos que resultará em crescimento e motivação para as relações sociais e enfrentamento do mundo. No ProJovem os inscritos não aprendem apenas dança, esporte, música, teatro, informática e arte, eles vivem cidadania e criam uma grande família em comunhão com a comunidade, este é o intuito da descentralização, aproximá-los do mundo que vivem”, contou Ciça Guerrieri.

O momento mais emocionante da tarde foi o depoimento da mãe do “projoviano” Reinaldo Junior, a senhora Marilene Brito que não conteve as lágrimas. “Meu filho se transformou depois que se ingressou no ProJovem. Se dedicou mais aos estudos, fez cursos de capacitação e agora está seguindo para a faculdade e para o 1º emprego. Hoje sou uma das maiores divulgadoras e incentivadoras”, afirmou Dona Marilene, moradora do Thiago de Melo II.

A coordenadora da Proteção Básica, Reginalva Santana, explicou que neste ano o PROJOVEM será descentralizado para os bairros Pequi, Alegria, Tiago de Melo, Moisés Reis, Juca Rosa e também o Distrito da Colônia, onde 12 ônibus estarão se revezando para transportar os jovens de 15 a 17 anos que queiram se integrar e se qualificar para o mercado de trabalho. Os interessados devem procurar o CRAS Moisés Reis e o CRAS Alecrim para realizarem as inscrições.

Durante a cerimônia foi apresentado o programa, exibido um vídeo institucional sobre as atividades realizadas em Eunápolis, ouvidos depoimentos das famílias e beneficiários do programa, apresentação de músicas de autoria dos projovianos e poemas incentivadores, além da homenagem dos jovens aos facilitadores que os acompanharam nos 4 anos de funcionamento do ProJovem Eunápolis.

Mesa de trabalhos

Na mesa de trabalho estiveram presentes a Secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri, a Vice Prefeita Maria Menezes, o Vice Presidente da Câmara de Vereadores Ramos Filho, o vereador Ueliton Morais, o representante da Veracel Pedro Cardoso, a representante do CRAS Rozana Fonseca, a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Ana Justino e o representante dos adolescentes egressos Reinaldo Menezes. Além das autoridades da mesa, estiveram presentes o Secretário de Comunicação Lourival Jácome, o Secretário de Governo Isnard Vasconcelos, o Secretário de Administração Arnaldo Viana e o Vereador Nádio da Roni.