Com Pronatec, Eunápolis forma 460 técnicos para o mercado de trabalho

Missing image
Técnicos irão ocupar vagas no mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida de suas famílias

Por Secom – PME/Eunápolis

Visando capacitar a população de baixa renda para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Eunápolis, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo Federal  e diversos órgãos a exemplo do SENAI e SENAC entregou certificados de conclusão de cursos técnicos a 460 alunos do Curso Profissionalizante Gratuito PRONATEC.

Os formandos passam a formar o grupo de eunapolitanos com grandes possibilidades de inclusão no mercado de trabalho cada vez mais exigente, sendo candidatos a melhorarem a qualidade de vida de suas famílias.

A solenidade de entrega dos certificados na última quarta-feira (06/02) no auditório lotado do CETEPES (antigo Colégio Modelo), contou com a presença do prefeito municipal Neto Guerrieri, da vice prefeita Maria Menezes, da secretária de Assistência Social Ciça Guerrieri, da representante do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Cória Monteiro e o representante do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Francisco William de Paula.

Os formandos que receberam certificados fizeram cursos de ajustador mecânico, costureiro industrial, eletricista de automóveis e marceneiro, modelador de moda praia e lingerie, montagem e manutenção de micro, pedreiro de alvenaria e pedreiro de acabamento de argamassa, ministrados em parceria com o SENAI. Já a parceria com o SENAC formou os cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, cuidador de idosos, recepcionista e vendedor.

A expectativa dos formandos neste momento é o ingresso no mercado de trabalho. “Cremos que esta gestão abrirá novos caminhos para todos nós e para isso precisamos estar preparados e o PRONATEC fez isso por nós”, disse Jéssica Barbosa, moradora do Projeto Maravilha e se formou em Montagem e Manutenção de Micro.

Em seu discurso, o prefeito municipal Neto Guerrieri disse que o Pronatec é um importante passo que a população eunapolitana está dando em direção ao progresso. “O passo de vocês já foi dado e hoje recebem a confirmação desta vitória. Agora é a hora de vocês saberem que estamos dando o nosso passo, buscando para Eunápolis novas empresas e indústrias, garantindo aos empresários que em nossa cidade temos mão de obra qualificada”, disse o prefeito.

Conclamados pelo prefeito Neto Guerrieri a instalar unidades do SENAI e SENAC em Eunápolis, já que os dois mantêm sede na cidade vizinha Porto Seguro, a representante do SENAC garantiu que o órgão já está se instalando no município. “Estamos procurando um local para instalação e dentro de alguns dias teremos uma unidade do SENAC em Eunápolis”, anunciou Cória.

Além desta conquista, a grande novidade da tarde foi anunciada pela Secretária de Assistência Social. “Devido a grande adesão do povo de Eunápolis, para 2014 conseguimos mais 400 vagas, tendo para este ano mais 1050 vagas para ofertar e novos cursos que beneficiarão mais de mil famílias eunapolitanas”, contou Ciça Guerrieri.

Pronatec – O Programa Nacional de  Acesso ao Ensino Técnico e Emprego oferta cursos profissionalizantes gratuitos para a população de baixa renda. Para ingressar no curso, o interessado precisa estar cadastrado no CAD-ÚNICO e qualquer membro da família pode participar não existindo restrição a quantidade. A escolaridade exigida é o fundamental completo, desde que tenha idade entre 18 e 59 anos e receba o NIS e o Bolsa Família.

O PRONATEC em Eunápolis está com inscrições abertas, os interessados deverão procurar a sede da Secretaria de Assistência Social, Rua 7 de Setembro – Centro, das 8 às 12 horas. Para facilitar a inscrição, o interessado precisa levar a xerox e o original do RG, CPF e NIS.

“Nosso intuito é criar uma grande corrente de progresso ofertando cursos gratuitos de qualificação profissional, trazendo empresas e gerando empregos, empregando a população que gastará sua nova renda no comércio local girando a economia que consequentemente gera empregos. É a corrente do desenvolvimento. Estamos trabalhando diariamente para movê-la em Eunápolis”, finalizou o prefeito.